Identidade visual

Logomarca da Pulsar - Consulting & Coaching

É o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e conjunto de cores.

A confecção de um logótipo ou de um símbolo visual capaz de representar a assinatura institucional da empresa deve ser estabelecida através de um documento técnico ao qual os designers nomearam de manual da identidade visual - MIV. Esse documento serve para estabelecer normas e critérios técnicos de reprodução da marca nos mais variados suportes existentes no atual estado da técnica como por exemplo: suportes gráficos (impressão) e suportes eletrônicos (interfaces).

Mas afinal, o que é logotipo?

Pode-se afirmar que é a expressão gráfica de uma marca, mas para entendermos isso devemos observar a diferença entre logotipo e marca. A marca é toda experiência que você ou sua empresa proporcionam ao usuário. Esta experiência é real, porém intangível. O cérebro humano trabalha com associações, então ele precisa de uma imagem que traduza aquela experiência que ele teve.

Logomarca da Pulsar - Consulting & Coaching

O logotipo tem um papel fundamental nesta relação, pois ele funcionará como a expressão gráfica daquela experiência, a imagem daquela experiência, a expressão física e tangível da marca. Portanto o logotipo exerce uma função fundamental nas relações humanas, sobretudo as de consumo. Neste ponto, se ele for devidamente planejado, estudado e projetado para promover as reações conscientes e incosnciêntes naquele que “paga a conta” no final do mês, ou seja, no seu cliente, no seu público alvo, certamente criará a expectativa correta neste usuário, sendo simpático à ele que por consequência se sentirá próximo, íntimo da “marca” mesmo sem a conhecer. Tudo tem uma razão.

Rua Jaguarari, 2545, Lagoa Nova
CEP 59064-500, Natal - RN
+55 84 3034 9243 - Segunda à sexta-feira das 9h00 às 18h00