Tendências para o marketing digital no pós pandemia





É normal que empresas enfrentem crises e problemas ao longo de sua existência, mas a crise que estamos vivendo atualmente com certeza não foi esperada por ninguém e nem as empresas tinham algum planejamento guardado para passar por esse período. Foi preciso se reinventar para atravessar a pandemia que ainda está acontecendo.


Um grande aliado das empresas nesse momento foi o marketing digital, pois com as pessoas em casa, a maneira de aparecer para os clientes deixou de ser apenas física para muitos e passou também para o online. Foram muitas as empresas que precisaram se adaptar, pois ainda não trabalhavam sua comunicação em outros canais até o momento. E o próprio marketing digital foi transformado nesse período, passando de ser usado muitas vezes como um simples canal de vendas para um verdadeiro canal de relacionamento e conteúdos para quem acompanha o seu negócio preferido nas redes.


Mas e quando tudo isso passar, será que o marketing digital vai continuar com todo o peso que vem conquistando? Já adiantamos que a nossa resposta para esse questionamento é: SIM. Trouxemos alguns motivos que provam que o marketing digital tem tudo para continuar crescendo no pós-pandemia.


  1. É mais barato


Esse ponto não é uma regra pois podem existir estratégias de marketing digital muito mais caras do que o marketing físico, mas vamos falar do básico. Para pequenas empresas, por exemplo, que só precisam de uma conta no instagram para começar a divulgar os seus produtos e serviços. Que foi justamente o que ocorreu bastante nesse período, empresas criando contas nas redes sociais para não ficarem para trás e conseguirem continuar gerando renda, até porque, não está sendo um período fácil economicamente para muitos e nem sempre grandes gastos podem ser feitos.


  1. Produção de conteúdos


Também pudemos perceber um boom de conteúdos por parte das marcas, onde não só vendas diretas são divulgadas. Em um período de isolamento social como o que estamos enfrentando, conteúdos se tornam ainda mais relevantes, visto que as pessoas precisam cada vez mais de distração para passar por tudo isso. Vídeos virais vindos de redes sociais como o Tik Tok, por exemplo, passam a ser copiados por marcas tornando os conteúdos mais divertidos e convidativos para quem acompanha. Com bons conteúdos você não terá apenas clientes, terá fãs.


  1. Relacionamento próximo com o cliente


Parece contraditório, mas não é. Apesar do momento atual, que pede um distanciamento físico entre as pessoas, as marcas estão cada vez mais próximas dos seus clientes e isso se dá principalmente pela facilidade trazida pelo online de estar em vários lugares ao mesmo tempo. Um atendimento personalizado, responder as dúvidas de seus clientes, falar diretamente com cada um, com certeza são ações que fazem a sua marca ser lembrada por quem as consome.


E você, já está usando o marketing digital a favor da sua empresa para atravessar esse período e voltar ainda mais forte quando tudo isso passar?


Letice Alves
30/04/2021


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